quarta-feira, 27 de março de 2013

Platão


01- A Escola de Atenas, pintura renascentista de Rafael de Sanzio, retrata um dos maiores conflitos filosóficos de todas as épocas. No meio da tela estão Platão, apontando para cima, e Aristóteles, com a mão espalmada para baixo.Aobra indica o conflito entre:
A) o céu e o inferno.
B) o divino e o mundano.
C) o intangível e o tangível.
D) a virtude (no alto) e o vício (no chão).
  E) o conhecimento inteligível e o sensível.


02- A democracia ateniense assegurava aos cidadãos o exercício da função legislativa. Segundo os relatos de Platão, Sócrates vivenciou os dois lados do exercício da cidadania, ora como integrante da Ekklesia, ora como réu. Esse aspecto peculiar da vida política ateniense indica que

A) a democracia permitia que as distorções da vida coletiva fossem suprimidas.
  B) os cidadãos podiam e deviam participar da elaboração das leis que regiam os destinos da cidade.
C) o exercício das funções que garantem a manutenção do Estado de Direito, como modelo
participativo, cabe a todos na cidade.
D) a filosofia socrática apresenta-se como uma apologia à Democracia.
E) n.d.a.

03-  Platão, em A República, sugere que, para o bom governo da cidade, o seu líder deve ser:
a) O magistrado
  b) O filósofo rei
c) O sábio sofista
d) O rei sábio
e) O sacerdote



04- A tradição define a arte como a imitação da natureza. A noção de imitação pode receber um sentido mais depreciativo ou mais valorizado. Platão define uma noção de imitação de maneira mais depreciativa. Essa noção se dá pelo conceito de
a) Aisthesis.
b) Physis.
c) Paideia.
  d) Mimesis.
e) Dike.


05- O que está sendo representado pelo "Sol" na Alegoria da Caverna de Platão?
(A) A realidade sempre em fluxo
(B) A razão humana
(C) A existência do mundo sublunar
(D) A luz natural
   (E) A Ideia de Bem

06- -  Em Platão, a reflexão sobre a arte insere-se no contexto do conhecimento e da realidade. Tal fato significa que a arte:

A) afeta o comportamento dos homens através da imaginação.
B) permite contemplar, pela fruição, o belo-em-si
C) reflete a perfeição das idéias.
D) é, como poíesis, criação do mundo sensível
    E) é inferior, porque é imitação dos objetos sensíveis.

07- Sobre a alegoria da caverna de Platão pode-se afirmar que
A) o filósofo deve ter uma vida exclusivamente contemplativa.
   B) a educação do filósofo visa também à atividade política.
C) os sentidos são fundamentais para o conhecimento.
D) qualquer um pode encontrar em si mesmo, pela intuição, a luz para o conhecimento.
E) N.d.a.

08- A arte imita a natureza.
(Aristóteles)
A citação acima refere-se ao princípio da
(A) Sturm und Drang.
  (B) mímesis.
(C) formatividade.
(D) arte como objeto imaginário.
(E) arte como analogon da razão.

09- - Verdadeiro nome de Platão 

a) Temístocles 

   b) Arístocles 

c) Espeusipo

d) Andronico

e) Lisímaco 

10- - A política é, para Platão, a condição indispensável à realização da própria filosofia. Isto porque: (UFMA 2003) 

   a) a finalidade da política não é o exercício do poder, mas a realização da justiça. 

b) o filósofo, ao contemplar o bem, não sabe como retornar ao mundo da caverna.

c) dentre as formas de governo, a democracia degenera em anarquia.

d) a política é a arte de gerir os destinos da cidade.

e) a política é um jogo de ser e parecer, com uma lógica própria. 

11- 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ok!