quarta-feira, 27 de março de 2013

Diversos


01- É o conhecimento confirmado pela prova dos sentidos. Vendo, ouvindo, cheirando, sentindo e provando, formamos nossa concepção do mundo que nos cerca. Portanto, o conhecimento compõe-se de idéias formadas de acordo com os fatos observados ou captados pelos sentidos. (George Kneller)
A concepção acima é do conhecimento:
A. Revelado.
B. Intuitivo.
C. Racional.
   D. Empírico.
E. Autoritário.


02- . Com o _______________ cultural e científico, o surgimento da burguesia e o fim da Idade Média, as formas de pensar sobre o mundo e o Universo ganham novos rumos. A definição de conhecimento deixa de ser religiosa para entrar num âmbito racional e científico. O teocentrismo é deixado de lado e entre em cena o antropocentrismo.
Assinale a opção que preenche a lacuna do texto acima CORRETAMENTE.
A. Iluminismo.
B. Positivismo.
C. Determinismo.
D. Helenismo.
   E. Renascimento



03- Uma situação de aprendizagem do Ensino Médio pretende desenvolver no aluno as competências e habilidades relacionadas à reflexão e à práxis da alteridade. Entende-se que, ao compreender o aspecto simbólico do homem, o aluno terá a oportunidade de reforçar seu compromisso de cidadania e respeito à diferença.
Assinale a alternativa que corresponde ao pensador, autor do livro A filosofia das formas simbólicas, cuja abordagem é adequada ao desenvolvimento dessas competências e habilidades, em conformidade com a Proposta Curricular.
(A) Aristóteles.
(B) David Hume.
(C) Platão.
(D) Descartes.
  (E) Ernest Cassirer.


04- É preciso assumir uma postura de distanciamento ou afastamento diante de seu modo de pensar, agir e sentir. Ela está ligada ao estranhamento. É tentar se colocar no lugar do outro e compreender como ele pensa. Ter essa atitude não significa deixar de ser quem é, mas aceitar o outro na sua diferença.
O texto apresenta a caracterização de
   (A) Relativismo Cultural.
(B) Etnocentrismo.
(C) Massificação.
(D) Determinismo.
(E) Dominação.




05- Leia as afirmações a seguir.
I. Tudo tem uma causa. Tudo que foi causado pode causar outras coisas. Deve haver algo que causa as coisas, mas não foi causado por ninguém. Deus é a causa não causada.
II. Cada ser precisa de algum outro pra existir; este ser é chamado de possível. Mas há um ser que não precisa de ninguém para existir; a ele damos o nome de ser necessário. Esse ser necessário é Deus.
III. Deus é o ser que nós não conseguimos pensar nada maior; por isso ele não pode ser apenas uma ideia; ele é uma realidade.
As afirmações, na tentativa de provar racionalmente a existência de Deus, pertencem, respectivamente, aos filósofos
(A) Platão, Aristóteles e Plotino.
(B) Aristóteles, Sócrates e São Tomás de Aquino.
(C) Plotino, Aristóteles e Sócrates.
   (D) Aristóteles, São Tomás de Aquino e Santo Anselmo.
(E) Santo Anselmo, Aristóteles e São Tomás de Aquino.

06- A partir de seus conhecimentos  é correto afirmar que
   (A) conhecer é ter acesso aos diversos conhecimentos de forma significativa.
(B) o conhecimento útil corresponde a um saber prático e restrito, à habilidade para desenvolver certas tarefas.
(C) filosofia é um conjunto sem sentido de opiniões, um sem-número de sistemas desconexos a serem guardados na cabeça do aluno que acabe por desencorajá-lo de ter ideias próprias.
(D) o objetivo da disciplina Filosofia é o de apenas propiciar ao aluno um enriquecimento intelectual.
(E) a formação corresponde à oferta e assimilação de certos conhecime


07- Relacione a segunda coluna, com os pensadores da primeira coluna:

1 - Karl Marx.

2 - Soren Kierkegaard.

3 - Singmund Freud.

4 – Paul Ricoeur.

5 - Martin Heidegger.


(  )Homem falível.

(  ) Homem existente.

(  )Homem econômico.

(   )Homem instintivo.

(  ) Homem angustiado.

A sequência correta é

  a) 4, 5,1, 3, 2

b) 5, 2, 3, 1, 4

c) 3, 4, 1, 2, 5

d) 2, 5, 3, 1, 4

e) 1, 2, 3, 4, 5

08- - Segundo Jean Pierre Vernant, "fornecer a razão de um fenômeno não pode mais consistir em nomear o seu pai e sua mãe, em estabelecer a sua filiação. Se as realidades naturais apresentam uma ordem regular, não pode ser porque, um belo dia, o deus soberano, ao fim de seus combates, impôs-se às outras divindades como um monarca que reparte em seu reino os encargos, as funções, como uma lei imanente à natureza e presidindo, desde a origem à sua ordenação". Essa afirmação se refere à passagem do(a)


   a) Mito para a Filosofia.
b) Caos ao Cosmos.
c) Teogonia para a Epistéme.
d) Filosofia ao Mito.
e) Physis à Aletheia.

09-  Para Thomas Hobbes e John Locke, a comunidade política era

   A) artifício criado pelos homens através de um contrato.
B) direito natural.

C) mandamento divino.

D) imposição de poder de um único homem sobre os outros.

E) n.d.a.

10- Qual destes filósofos viveu em São Paulo durante um período?

a) Sartre

b)Frege

c)Foucault

   d)Quine

e)Kripke

11-  Colocando o período central da escolástica a figura soberana de Tomás de Aquino, podemos dividir a escolástica em três períodos. Teremos, assim, um período pré-tomista em que persiste a tendência teológica-agostiniana.
Este primeiro período da escolástica vai do começo do século IX (Carlos Magno) até à metade do século XIII (Tomás de Aquino), e pode ser assim dividido:
A. Séculos IX e X.
B. Séculos XI e XII.
C. Século XIII.
1. Scoto Erígena e a questão dos universais.
2. O triunfo do aristotelismo.
3. Místicos e dialéticos.
A relação entre as letras (duração do período da escolástica) e os números (denominações correspondentes) respectivamente CORRETA é:
A) 1/A - 2/B - 3/C;
B) 1/B - 2/C - 3/A;
C) 1/C - 2/A - 3/B;
D) 2/A - 3/C - 1/B;
  E) 2/C - 3/B - 1/A.

12- - Coloque V para verdadeira e F para falsa nas afirmativas abaixo referentes ao Senso comum, à Ciência e à Filosofia.
( ) A ciência é uma das formas de conhecimento que o homem produziu no transcurso de sua história, com o intuito de entender e explicar racional e objetivamente o mundo para nele poder intervir.
( ) A palavra "filosofia" na sua estrutura verbal é formada pelas palavras gregas philos e sophia, que significam "amor à sabedoria". Filósofo é o amante da sabedoria.
( ) O senso comum é o guia do homem na solução de suas dificuldades diárias. É o discurso com o qual está habituado, orientando-o em seu dia a dia.
( ) O conhecimento filosófico substituiu os mitos e as crenças religiosas na tentativa de conhecer e compreender o mundo e os seres que nele habitam. A filosofia se apresenta como uma das formas possíveis de entendimento da realidade desconhecida e enigmática.
( ) A filosofia não faz juízos de realidade, como a ciência, mas, juízos de valor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
A) V, V, V, V, F.
   B) V, V, V, V, V.
C) F, V, F, V, V.
D) F, V, F, F, V.
E) V, V, V, F, F.

13- Coloque V para Verdadeiro e F para Falso nas afirmativas abaixo sobre o Ensino da Filosofia.
( ) A história da filosofia pode contribuir para despertar o interesse do aluno por questões filosóficas através do contato com as obras dos grandes pensadores.
( ) Não são as respostas dos filósofos, mas antes, suas perguntas, que nos motivam, e é através dessas perguntas que encontramos o seu ensinamento, desde que possamos retomá-las e reformulá-las como nossas.
( ) Tanto a visão da filosofia como busca a partir de nossas indagações quanto como história da filosofia e conhecimento das doutrinas da tradição não necessariamente se excluem e podem servir de ponto de partida para o ensino da filosofia.
( ) O grande desafio para o ensino da filosofia consiste em motivar aquele que ainda não possui qualquer conhecimento do pensamento filosófico - ou sequer sabe para que serve a filosofia - a desenvolver o interesse por este pensamento, a compreender sua relevância e a vir a elaborar suas próprias questões.
( ) O ensino da filosofia pode ter, então, no caso do estudante de filosofia, um papel formativo, levando-o a desenvolver suas próprias reflexões, com base no conhecimento dos filósofos da tradição, de seus textos, de seus argumentos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
A) V, F, V, V, F.
B) V, F, V, V, V.
C) F, F, V, V, V.
   D) V, V, V, V, V.
E) F, F, F, V, V.

14- A filosofia é entendida como uma ciência universal que procura a razão mais

fundamental, ou seja as causas primeiras de todas as coisas. Com relação ao

conhecimento e às ciências, em confronto com a filosofia, é correto afirmar que:

(a) O mito, tanto na Grécia antiga como atualmente, encerra o sentido da filosofia,

que é dar uma explicação para tudo, mesmo que, para isso, tenha que construir

idéias fantasiosas e irracionais.

(b) A filosofia é a ciência que fundamenta as opiniões dos indivíduos, não

importando se elas são ilógicas ou inconseqüentes.

(c) Tanto a filosofia como as outras ciências, são conhecimentos causais, racionais,

teóricos, universais e teológicos.

   (d) A Filosofia serve-se também do senso comum, apesar de com ele não se confundir.

e) NDA.

15- - Que livro de 1625 inaugura o direito internacional? 

a) O Leviathan, de Thomas Hobbes

b) Elementorum jurisprudentiae universalis libri duo, de Puferdorf

c) O contrato Social de Rousseau 

   d) O direito de guerra e paz, de Grotius 

e) Tratado sobre os dois governos, de Locke 

16- - Analise as questões abaixo.

I- Santo Agostinho é autor da obra O Ente e a Essência.

II-São Tomás de Aquino escreveu a Suma Teológica.

III- Patricio e Mônica são os pais  de santo Agostinho. 



Quais estão corretas

a) I, II, III

b) I, II

     c) II e III 

d) I, III

e) Somente  a III.

17- -  UEL 2003- Leia o texto a seguir.
Estado Violência
Sinto no meu corpo
A dor que angustia
A lei ao meu redor
A lei que eu não queria
Estado violência
Estado hipocrisia
A lei que não é minha
A lei que eu não queria (...)
(TITÃS. Estado Violência. In: Cabeça dinossauro. [S.L.] WEA, 1986, 1 CD (ca. 35’97”). Faixa 5 (3’07”).)
A letra da música “Estado Violência”, dos Titãs, revela a percepção dos autores sobre a relação entre o indivíduo e opoder do Estado. Sobre a canção, é correto afirmar: 

a) Mostra um indivíduo satisfeito com a sua situação e que apóia o regime político instituído.
b) Representa um regime democrático em que o indivíduo participa livremente da elaboração das leis.
c) Descreve uma situação em que inexistem conflitos entre o Estado e o indivíduo.
d) Relata os sentimentos de um indivíduo alienado e indiferente à forma como o Estado elabora suas leis.
    e) Apresenta um indivíduo para quem o Estado, autoritário e violento, é indiferente a sua vontade.

18- 

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