quarta-feira, 27 de março de 2013

Os Pré-Socraticos


01- "Os antigos relatos míticos da origem, inicialmente transmitidos oralmente e depois transformados em poemas por Homero e Hesíodo, são questionados pelos pré-socráticos, cujo objetivo principal é explicar a origem do mundo a partir do arché ou seja, o elemento originário e constitutivo de todas as coisas."
Relacione o filósofo a sua explicação para o "arché", ou seja, a origem e enumere os parênteses.
1. Tales
2. Anaxímenes
3. Anaximandro
4. Heráclito
5. Parmênides
( ) A origem está no movimento eterno que resulta na separação dos contrários (quente e frio, seco e úmido).
( ) Tudo muda, tudo flui. A origem reside num constante "devir".
( ) A origem está na essência: o que é, é e não pode ser ao mesmo tempo.
( )A origem é a água.
( )A origem é o ar.
A sequência CORRETA é:
  A. 3, 4, 5, 1, 2.
B. 4, 3, 5, 2, 1.
C. 3, 2, 1, 5, 4.
D. 4, 1, 3, 5, 2.
E. 1, 3, 4, 5, 2.



02- Pitágoras, filósofo antigo, pertenceu ao período da Filosofia grega denominado período
(A) pré-socrático ou antropológico.
(B) helenístico ou greco-romano.
(C) socrático ou antropológico.
(D) sistemático.
   (E) pré-socrático ou cosmológico.


3-  Leia o texto a seguir.
O filósofo X afirmava que somente o devir ou a mudança é real. O dia se torna noite, o inverno se torna primavera, esta se torna verão, o úmido seca, o seco umedece, o frio esquenta, o quente esfria, o grande diminui, o pequeno cresce, o doente ganha saúde, a treva se faz luz, esta se transforma naquela, a vida cede lugar à morte, esta dá origem àquela.
O mundo, dizia o filósofo X, é um fluxo perpétuo onde nada permanece idêntico a si mesmo, mas tudo se transforma no seu contrário. A luta é a harmonia dos contrários, responsável pela ordem racional do universo. Nossa experiência sensorial percebe o mundo como se tudo fosse estável e permanente, mas o pensamento sabe que nada permanece, tudo se torna contrário de si mesmo. O logos é a mudança e a contradição.
(Chauí, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2001)
O pensador X de que trata o texto é
(A) Platão.
(B) Aristóteles.
(C) Parmênides.
   (D) Heráclito.
(E) Sócrates.


04- O problema dominante na filosofia pré-socrática até os sofistas é o cosmológico. O pensamento filosófico desse período - a cosmologia - é definido como um tipo de saber:

A) empírico.

B) dogmático.

   C) especulativo.

D) cosmogônico.

E) metafísico.



05- Os primeiros filósofos do período socrático foram os sofistas, que vieram ao encontro de uma cultura adaptada à educação política das classes. NÃO estão associadas aos sofistas as ideias de:

A) humanismo e relativismo.

    B) natureza (physis) e justiça (díke).

C) cultura (paidéia) e excelência (areté).

D) opinião (dóxa) e retórica (peithó).

E) convenção (nomos) e cidade política (polis).



06- Sobre os primeiros filósofos Gregos, denominados pré-socráticos, assinale a alternativa correta:

a) O campo de investigação filosófica dos pré-socráticos era o da ética.

b) Os pré-socráticos eram denominados também filósofos químicos ou espaciais.

  c) Os dois principais conceitos fundamentais da filosofia pré-socrática eram a physis e arché.

d) Todas as alternativas estão corretas.

e) Todas as alternativas estão incorretas.



07- Tales, Anaximandro e Anaxímenes. Eles se detiveram na compreensão da realidade a partir de um conceito-chave, a saber:
a) Aletheia
   b) Physis
c) Cosmos
d) Uno
e) Sóphos



08- Qual dos seguintes filósofos faz parte da lista de Sete Sábios da Grécia Antiga? )

a) Pitágoras

  b) Tales de  Mileto

c)Anaxímedes

d)Sócrates

e) Xenofonte


09- Leia atentamente os trechos abaixo e associe aos seus autores:
1. "Distinção entre Razão (Verdade) e Observação (opinião)."
2. "O número é a essência do Universo."
3. "A realidade está em movimento, transformandose. As mudanças baseiam-se na harmonia dos contrários: guerra e paz; dia e noite; chuva e seca, etc..."
A. Pitágoras.
B. Eráclito.
C. Parmênides.
A sequência CORRETA da filosofia e de seus respectivos filósofos é:
A) 1/A - 2/B - 3/C;
B) 1/B - 2/C - 3/A;
  C) 1/C - 2/A - 3/B;
D) 2/B - 3/A - 1/C;
E) 3/C - 2/A - 1/B.

10-  Qual dos filósofos abaixo, reconhecidamente na tradição, complicou com tantos elementos lendários? A doutrina de sua escola tinha essencialmente um caráter religioso; foi uma associação política além de filosófica. A doutrina fundamental da escola é que a substância das coisas é o número. Estamos falando de
A) Heráclito de Éfeso.
B) Anaxímenes de Mileto.
  C) Pitágoras de Samos.
 D) Anaximandro de Mileto.
E) Tales de Mileto.


11- A Escola Jônica de Mileto construiu uma razão, impulsionando o
pensamento grego. Tales, Anaximandro, Anaxímenes, entre outros,
contribuíram para o nascimento da filosofia. Sobre Anaximandro, é
correto afirmar que
a) sua obra forneceu os registros necessários para se compreender a amplitude da revolução intelectual realizada pela Escola de Mileto.
   b) procurou conhecer a realidade do Cosmos e, apesar de intuir o apeíron, concordou com Tales, seu mestre, que a água é o fundamento de todas as coisas.
c) refutou o conhecimento geométrico e astronômico dos mesopotâmicos, utilizando para a formulação de suas ideias, a especulação racional.
d) ajudou a reformular o espaço da polis, ao redefinir o sentido político da mesma, a partir do culto às divindades urbanas e não às agrárias.
e) N.d.a.

12--A Escola Jônica de Mileto construiu uma razão, impulsionando o pensamento grego. Tales, Anaximandro, Anaxímenes, entre outros, contribuíram para o nascimento da filosofia. Sobre Anaximandro, é correto afirmar que



a) sua obra forneceu os registros necessários para se compreender

a amplitude da revolução intelectual realizada pela Escola de

Mileto.

    b) procurou conhecer a realidade do Cosmos e, apesar de intuir o
apeíron, concordou com Tales, seu mestre, que a água é o
fundamento de todas as coisas.

c) refutou o conhecimento geométrico e astronômico dos

mesopotâmicos, utilizando para a formulação de suas ideias, a

especulação racional.

d) ajudou a reformular o espaço da polis, ao redefinir o sentido

político da mesma, a partir do culto às divindades urbanas e não

às agrárias.

13- - Em qual destes nasceu Anaxímenes? 

a) Chipre

b) Atenas
   c) Mileto 

d) Cítio

e) Eléia 

14- 



12 comentários:

  1. qual as respostas dos exercicios ?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. observe bem as alternativas
      se você tiver toc, provavelmente irá perceber
      a resposta "fora da coluna" é a correta

      Excluir
  2. respostas ? se possível mande-me por e-mail .Por Favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As respostas estão destacadas nas questões mas se você não conseguiu visualizar o gabarito é esse: 1-A 2-E 3-D 4-C 5-B 6-C 7-B 8-B 9-C 10-C 11-B 12-B 13-C

      Excluir
  3. A QUESTAO 11 ESTÁ ERRADA A RESPOSTA POIS ANAXIMANDRO REFUTOU A IDEIA DE TALES.

    ResponderExcluir
  4. Uma prova à altura dos iniciantes da Filosofia. Vale a pena usá-la.

    ResponderExcluir
  5. As respostas estão destacadas das demais alternativas, ou seja, afastadas com espaços.

    ResponderExcluir
  6. As respostas estão destacadas das demais alternativas, ou seja, afastadas com espaços.

    ResponderExcluir
  7. As respostas estão destacadas das demais alternativas, ou seja, afastadas com espaços.

    ResponderExcluir
  8. Gostaria que alguem me ajudasse com a resposta da questao 1

    ResponderExcluir
  9. A questão 11 está errada. Anaximandro procurou responder as questões deixadas por Tales, entretanto ele jamais concordou com a arché, e por isso criou o ápeiron!

    ResponderExcluir

Ok!